Obras

Dunas I

ValeriaMPCosta

Valéria Pena-Costa

Ano: 2018
Linguagem: Objeto-instalação
Material: Recipientes de vidro, taças de cristal, madeira, caixa de acrílico, poeira de ateliê*, pedras semi-preciosas, pó de ouro.
Dimensões: 40cm x 130cm x 40 cm
Série: Estudos para uma Natureza Quase Morta
Tiragem: 01
Criado em: Brasília, DF
Acervo atual: —-
Preço: R$ 12.500,00

Dunas I é um desdobramento do trabalho “Poeira de Ateliê” e, assim como outros recortes que conquistaram autonomia dentro daquela instalação, nasceu como os movimentos poéticos, arriscados e ameaçadores da dunas móveis que se mudam no território de deserto a que pertencem. São muitas paisagens contidas na imensidão: dunas que soterram, dunas que se encerram em fronteiras frágeis de crista. Dunas que se arrastam, que voam em ventanias, montes de areia que mudam a paisagem de lugar e enganam a precisão do olhar. Miragens.

Instalação:

A instalação obedece a uma sequência de disposição dos recipientes contendo a poeira de ateliê* em sua mais fina granulação, cujo resultado remete à imagem de uma paisagem com dunas. Composto de 35 peças de tamanhos variados. Segue com esquema de montagem. *Poeira de Ateliê é resultado da coleta de varrições cotidianas do ateliê. Poeira contendo resíduos de diferentes composições e procedências.