Obras
Poeira Viva I, II e III
Valéria Pena-Costa
[URIS id=1376]
Ano: 2017
Linguagem: Objeto
Material: Madeira, vidro, poeira de ateliê* e materiais diversos. Objeto inspirado em artesanato popular conhecido como “areia viva”.
Dimensões: 34 x 38,5 x 30 cm
Série: Estudos para uma Natureza Quase Morta
Tiragem: 01
Criado em: Brasília, DF
Acervo atual: —
Preço: R$ 3.000,00 (cada)
Objetos manuseáveis que permitem um eterno retorno, um constante recomeço de uma ação, mesmo que nunca seja a mesma ação, tampouco o mesmo resultado visível. Como numa ampulheta, Poeira Viva é um quadro de poeira que escorre. Uma paisagem que se desfaz e refaz lentamente enquanto escoa, e sempre recomeça. Se há algo que nos conta, ainda que em fábula, sobre tempo circular, é a poeira que está sempre sendo desalojada, posta pra fora, e sempre volta, como se nos trouxesse em partículas toda uma historia ou uma cena da qual foi testemunha. A poeira do ateliê é a personagem da minha fábula sobre o tempo cíclico, seja num conceito macro ou micro de vivências que se desfiam e se reinventam.
*Poeira de ateliê é o material resultado da coleta de varrições cotidianas do ateliê, cuja composição é classificada entre pó em diferentes granulações e resíduos diversos. Neste trabalho somente o pó na mais fina granulação é utilizado.